Conhecer a Palavra

Eclesiastes 10:10 Afie seu machado

Eclesiastes 10:10 Afie seu machado

Afie seu machado (Oração) Eclesiastes 10:10

“Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso”.

Vivemos em uma geração que muitas vezes confunde o que é essencial com o que é urgente, levando a uma vida confusa. Jesus ensinou a importância de escolher o que é essencial quando visitou Marta e Maria. Marta estava ocupada com muitas coisas, enquanto Maria sentou aos pés de Jesus, ouvindo seus ensinamentos. Jesus lembrou a Marta que apenas uma coisa é necessária – escolher o que é essencial em vez do que é urgente. Em nossas agendas ocupadas, frequentemente esquecemos o que é verdadeiramente importante e nos convencemos de que nossa correria diária é essencial. Mas Jesus nos convida a nos sentarmos aos seus pés e buscá-lo, porque isso é o que é verdadeiramente essencial para nossas vidas.

“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”

Muitas pessoas estão correndo atrás de algo sem perceber que estão esquecendo algo essencial. Se você não afiar o machado antes de bater em uma árvore, ela não cairá. E pior, você terá que trabalhar mais e fazer mais esforço. Esse conceito de afiar o machado pode ser aplicado em várias áreas de nossa vida espiritual. Neste texto, irei falar sobre a importância da oração diária e da busca diária por Deus.

Oração Diária

Deus não quer que você o busque apenas em ocasiões específicas, como quando você vai aos cultos em sua igreja. Ele quer que você tenha intimidade suficiente com Ele para dobrar os joelhos e orar a Ele de manhã, em sua própria casa. Assim como Deus costumava visitar Adão e Eva no Jardim do Éden todos os dias, Ele quer que busquemos a Ele diariamente.

Na Bíblia (Êxodo 16), há uma história sobre os israelitas que vagavam no deserto. Quando eles clamaram por comida, Deus lhes providenciou o maná. Esse maná caía do céu todos os dias, assim como o orvalho caía sobre a terra. Havia algumas regras associadas a esse maná, como por exemplo, não guardá-lo para o dia seguinte, pois estragaria. O ato de ir recolher o maná todos os dias era uma forma dos israelitas mostrarem sua dependência de Deus e priorizarem buscá-lo.

Também era necessário buscar o maná antes que o sol saísse, pois com o calor ele poderia derreter. Deus queria que isso fosse a primeira coisa que eles fizessem no dia, antes de qualquer atividade diária, porque senão o maná se perderia. Não era apenas uma questão de ser na primeira hora do dia, mas era uma questão de prioridade.

Quantas vezes saímos de casa e, na correria do dia-a-dia, esquecemos de apresentar o nosso dia ao Senhor?

Não cai no erro de escolher atalhos.

Imagine uma mãe cristã vivendo nos anos 80, sem a mesma tecnologia de hoje. Seu filho sai à noite com amigos. Preocupada com a demora do filho e sem notícias, certamente ela dobraria os joelhos e recorreria à oração.

“Senhor, proteja meu filho e faça com que ele chegue em segurança ao nosso lar.”.

Hoje, com a tecnologia, para alguns basta apenas uma mensagem: “Tudo bem, meu filho?”

E o agricultor, sem acesso à tecnologia, plantava e recorria a Deus clamando por chuva, pedindo para que nenhuma catástrofe ocorresse.

Hoje, para alguns, basta apenas um clique no site da meteorologia.

Quantas coisas mudaram, mas Deus ainda trabalha no dia a dia. Ele deseja que você o busque todos os dias e afie o machado diariamente. A tecnologia tornou as coisas mais convenientes, mas não deve substituir nossa necessidade de comunicação diária com Deus.

Esse é o desejo de Deus para a sua vida: que todos os dias Ele possa vê-lo clamando e buscando a Sua presença

Afie seu machado

Deus ainda trabalha de maneira prática e requer nossa participação ativa. Ele deseja que nos esforcemos para buscá-Lo diariamente, assim como um machado precisa ser afiado regularmente para um desempenho ideal.

Portanto, entenda que não será a força que você aplica que irá cortar a árvore. O que realmente derrubará a árvore é sua força aliada a um machado afiado.

Talvez hoje você esteja se perguntando: “Por que não consigo derrubar essa árvore (problema) na minha vida?”

O Senhor está lhe dizendo para pegar esse machado, afiá-lo, e então você verá essa árvore no chão.

Afie seu machado, pois o corte está nas mãos Dele.

Conclusão

A oração é uma ferramenta poderosa que temos em mãos. Assim como um machado, ela precisa estar afiada para obter resultados.

Quando nos dedicamos à oração, estamos fortalecendo nossa comunicação com Deus e abrindo caminho para a manifestação do seu poder em nossas vidas. Assim como um machado afiado é capaz de cortar com eficácia, uma oração fervorosa e sincera tem o potencial de trazer transformação e resposta às nossas necessidades.

Portanto, mantenha seu “machado da oração” sempre afiado, buscando a Deus com fé e confiança, e verá os resultados surpreendentes que Ele pode realizar em sua vida.

 

Um comentário

  1. Tatiana

    Que gratificante! Que ensino precioso!
    Que Deus possa estar abençoando mais e mais a vida de todos envolvidos nesse trabalho.

  2. Joseanes

    Muito gratificante,que Deus continue dando sabedoria e entendimento a cada um de vcs;
    Desejo que Deus continue abençoando o ministério de vcs

  3. Carmen melo

    Que Deus abençoe grandemente suas vidas e o ministério de cada um de VOCÊS….este estudo me esclareceu muito…

  4. Sidiana

    Explicação excelente eu já falou comigo algumas vezes através desse versículo mas nunca tinha achado uma explicação tão explicada igual essa ficou bem explicativo sem nenhuma dúvida muito gratificante sempre fiquei com algumas dúvidas sobre esse versículo a fiel o machado agora não tenho mais dúvida sei exatamente o que significa. Deus é fiel o tempo todo que Deus nos abençoe 🕊️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *