Conhecer a Palavra

Deus está no controle de todas as coisas

Deus está no controle de todas as coisas

Deus está no controle de todas as coisas, por isso não devemos nos apressar no deserto.

Essa história bíblica é contada no livro de Êxodo 13:17-21. Todo cristão, em algum momento da vida, passa por dificuldades, por estreitos, por lutas. Esse momento muitas vezes é chamado por nós de “deserto”.

Geralmente, quando estamos no “deserto”, queremos passar por ele o mais rápido possível e sair o quanto antes. Queremos encontrar o caminho mais curto e sair rapidamente.

E se Deus dissesse para você não se apressar no deserto, qual seria sua reação?

A troca da liderança do povo Hebreu ( v.17 )

Quando lemos no versículo 17 que “Faraó deixou ir o povo” e “Deus não os levou pelo caminho mais curto”, percebemos claramente uma troca de liderança ou autoridade sobre o povo judeu.

Sob o comando de Deus, o povo tinha duas opções de caminho para seguir. Na ótica humana, o caminho mais correto seria seguir pela terra dos filisteus. No entanto, o Senhor fez o povo rodear pelo caminho do deserto próximo ao Mar Morto.

Estudiosos divergem sobre o tempo de duração caso a rota mais curta fosse escolhida. Alguns dizem que duraria cinco dias, outros duas semanas.

No entanto, as escolhas de Deus são baseadas em critérios que vão muito além do caminho do deserto.

Deus os direcionou para o caminho mais longo, pois Ele sabia que se o povo enfrentasse uma guerra imediatamente após sair do Egito, eles poderiam se arrepender, sentir medo e desejar retornar à escravidão.

Assim, Deus vai tirando um mal do meio de Israel que ainda opera em nosso meio hoje, que é o imediatismo.

O caminho mais curto não era apenas o caminho mais próximo para Canaã. Esse também era o caminho mais próximo para o Egito.

Algum dia você já saiu de casa e, após caminhar algum tempo, percebeu que esqueceu algo? Por estar perto de casa, você não pensa muito e retorna para pegar o que havia esquecido.

Mas quando você já está caminhando há algum tempo e está próximo ao seu destino, certamente você vai avaliar se vale a pena retornar.

Assim o Senhor utilizou o caminho mais longo para ensinar algumas lições a Israel .

Deus está no controle de tudo ( v.17,18 )

Deus sabe de todas as coisas, Ele sabe que há um caminho mais curto. No entanto, é no caminho mais longo que Ele vai consolidar o relacionamento com Israel, nos ensinando a confiar pacientemente no Senhor, para que, no final da nossa caminhada, possamos alcançar tudo aquilo que Ele nos tem prometido.

Hoje, infelizmente, muitos querem ser cristãos , mas querem ser cristão próximos do Egito (mundo). O jeito de falar desses ,parece ser a fala do Egito, o jeito de se vestir  parece o jeito do Egito, o comportamentos e atitudes desses são  semelhantes a do Egito. Com isso, não é necessário muita coisa para esse tipo de cristão retornar ao Egito.

Por isso, volto a dizer que no caminho mais longo é que Deus vai nos moldar, vai trabalhar em nosso caráter e vai tirar o Egito (mundo) de dentro de nós. Dt 8:2

Tenha fé para passar pelo deserto ( v.19 )

A fé é uma das armas que devemos utilizar para passar pelo deserto.

José, quando estava prestes a morrer, ele chama seus irmãos e diz: “Deus certamente vos visitará e vos fará subir para a terra que jurou a Abraão, Isaque e Jacó… então peguem os meus ossos e levem para a terra da promessa”. Gn 50:25-26

A fé de José é um exemplo de confiança inabalável nas promessas de Deus, mesmo quando as circunstâncias pareciam desfavoráveis. Ele não viu o cumprimento da promessa em sua vida, mas sua fé permaneceu firme e ele transmitiu essa fé para as gerações seguintes.

Os cristãos são chamados, assim como José, a confiar nas promessas de Deus, mesmo quando não as veem se cumprindo imediatamente. A fé é a convicção de coisas que não se veem (Hebreus 11:1), e José é um exemplo de alguém que manteve essa fé viva e a transmitiu para o povo de Israel.

Deus é o nosso guia ( v.20,21 )

E o Senhor ia adiante do seu povo, ele é o nosso guia. Na trajetória de Israel no deserto, uma coluna de nuvem durante o dia direcionava o caminho.

Durante a noite, uma coluna de fogo iluminava e direcionava o caminho.

Algo que precisamos muito no deserto é ter a certeza da presença de Deus junto conosco.

Jesus nos prometeu em sua palavra que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28:20). Se você está passando pelo deserto, não se sinta sozinho, Jesus está do seu lado, atravessando junto com você.

Deus é o nosso protetor ( v.22 )

Quantos atos de rebeldia vemos de Israel durante sua trajetória no deserto? Quantas murmurações?

Entretanto, o Senhor nunca, repito, nunca, apartou do povo a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.

Porque Ele permanece fiel (Salmo 121:5-8). Se você está no deserto hoje, continue caminhando com Jesus, continue com Ele, porque é Ele que vai guardar a sua entrada, a sua saída.

Se a sua caminhada está longa, fixe seus olhos Nele, porque Ele é fiel para cumprir a Sua palavra.

Renove suas forças através dessas palavras, não desista da caminhada, porque Jesus está com você e Ele vai te conduzir para a terra prometida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário

  1. fabio silva

    pura verdade!! estando no meio de nossas lutas, muitas vezes procuramos um atalho, sendo que estas dores serão para nos fortalecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *