Conhecer a Palavra

A mulher encurvada

mulher encurvada

A Mulher Encurvada –  Lucas 13

Jesus estava ensinando numa sinagoga num sábado quando viu uma mulher encurvada há 18 anos.

O corpo dessa mulher se tornou sua própria prisão. Incapaz de ficar ereta, ela foi forçada a olhar para o chão todos os dias. Ela perdeu a capacidade de ter contato visual, de ver o mundo ao seu redor ou as pessoas que a rodeavam. Além disso , ela foi isolada pela sua condição. Privada da interação social e da dignidade de ficar ereta, ela deve ter lutado contra o desespero.

Esperança perdida

Após tantos anos, é provável que ela tenha perdido a esperança de ser curada. Os médicos não conseguiram ajudá-la. Ela estava condenada a uma vida de dor e isolamento. Mas então, um dia, Jesus entrou na sinagoga. Ele a viu. Ele a chamou. Com uma palavra, ele libertou-a de sua prisão de carne e osso e restaurou-a à vida em comunidade.

Jesus a Vê E a Cura

Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse: “Mulher, você está livre da sua enfermidade”. Ele colocou as mãos nela, e imediatamente ela se endireitou e começou a louvar a Deus.

O que Jesus fez por essa mulher foi um milagre. Ele viu além da sua aparência fisica e enxergou seu sofrimento e necessidade. Ele não se importou com o que os outros pensavam sobre ela ou com as regras do sábado. Tudo o que importava para Jesus era aliviar o sofrimento daquela mulher.

Ele a chamou, tocou nela com compaixão e a curou. Imediatamente, ela ficou reta e começou a louvar a Deus em voz alta. Imagina a alegria e o alivio que ela deve ter sentido! Ela carregava aquele fardo havia 18 anos, mas Jesus a libertou De sua prisão de dor e sofrimento com apenas uma palavra e um toque.

A cura de Jesus não foi apenas física, mas também restaurou a dignidade daquela mulher. Ela poderia andar ereta e olhar as pessoas nos olhos novamente Ela foi transformada e recebeu uma nova chance de viver. Jesus viu o valor intrinseco daquela mulher, mesmo quando outros não viram. Ele a amou, curou e restaurou.

Assim como Jesus curou a mulher encurvada, ele deseja nos curar e nos libertar do que nos mantém curvados hoje. Ele nos chama, estende a mão e diz: “Você está livre”. Dessa forma, quando respondemos com fé, somos transformados e começamos a louvar a Deus com alegria renovada e gratidão. Deus restaura nossa dignidade e nos dá uma nova chance de viver para a sua glória.

Indignação do líder da sinagoga

O líder da sinagoga, indignado porque Jesus havia realizado uma cura no sábado, optou por expressar sua desaprovação de forma indireta. Em vez de abordar diretamente Jesus, ele dirigiu suas palavras à multidão, dizendo: “Há seis dias em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados, e não no dia de sábado”.

Resposta de Jesus

Jesus, em contraste com o líder da sinagoga, respondeu de forma direta e clara: “Hipócritas! Não desata cada um de vós o seu boi ou jumento do estrebar no sábado e o leva a beber? E esta filha de Abraão, que Satanás manteve presa por dezoito anos, não deveria ser libertada desta prisão no dia de sábado?”

Quando Jesus disse isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e toda a multidão se alegrava com todas as maravilhas que Ele fazia. Esta cura mostra a compaixão de Jesus por todos que sofrem. Mesmo enfrentando a oposição, Jesus libertou esta mulher da prisão de Satanás e a restaurou à comunhão com Deus e o povo.

Dezoito anos de sofrimento e dor. Imagine estar encurvado por dezoito anos. Por dezoito anos, você não consegue se endireitar ou olhar nos olhos das pessoas ao seu redor. Por dezoito anos, sua espinha se curva sob o peso de uma doença misteriosa. Que tipo de dor – física, emocional e espiritual – essa mulher deve ter suportado durante quase duas décadas?

Lições Para Nós: Olhar Com Compaixão

Nesta história, Jesus nos ensina uma lição importante sobre compaixão. Ao curar a mulher, Ele olhou além de sua aparência física e viu seu sofrimento interior.

Veja além das aparências

Muitas vezes, julgamos os outros com base apenas no que vemos à primeira vista. Podemos presumir que sabemos tudo sobre eles com base em sua aparência, roupas ou outros atributos superficiais. No entanto, cada pessoa tem uma história. A mulher nesta passagem provavelmente enfrentou muito sofrimento e rejeição devido à sua condição.

Mostre compaixão

Em vez de condenar ou evitar essa mulher, Jesus a viu com compaixão. Ele reconheceu seu sofrimento e a curou, dando-lhe uma nova vida. Precisamos seguir o exemplo de Jesus e mostrar compaixão pelos que sofrem ao nosso redor. Isso pode significar oferecer uma palavra gentil, um sorriso amigável ou dedicar nosso tempo e atenção a eles.

Liberte-se do que te prende

Por 18 anos, essa mulher esteve presa em uma posição encurvada, incapaz de se levantar. Sua condição física era uma metáfora de como todos nós podemos nos tornar presos pelo pecado, sofrimento, más decisões e más circunstâncias da vida. Mas Jesus veio para nos libertar das coisas que nos mantêm curvados. Ele oferece perdão, cura e uma nova vida em pé, caminhando em liberdade e graça.

Portanto, que possamos olhar além das aparências para as necessidades dos outros. E possamos mostrar compaixão como Jesus. Além disso, que possamos aceitar o dom da liberdade que Ele oferece, para vivermos em pé, curados e restaurados.

Endireite-Se! Deus Quer Te Curar E Libertar

Tão curvada e quebrada como essa mulher estava, Jesus viu seu potencial para se levantar reta e alta. Ele quis curá-la e libertá-la de sua prisão de dor e sofrimento. Em sua misericórdia, Jesus discerniu além de sua aparência externa e viu o que ela poderia se tornar com sua graça transformadora.

Deus quer o mesmo para você. Ele vê além de suas fraquezas, falhas e feridas. Ele vê a pessoa que você pode se tornar por meio do poder de sua graça. Deus tem um propósito e potencial para sua vida que vai além de qualquer coisa que você possa imaginar. Ele quer curá-lo, restaurá-lo e levá-lo a novos níveis de liberdade e vitória.

Mas você precisa se endireitar. Você precisa estender a mão e aceitar o toque de Jesus em sua vida. Além disso, precisa se inclinar para a luz do Senhor para que ele possa expor áreas escuras que precisam de cura. Além disso, é necessário abrir mão de hábitos pecaminosos, pensamentos negativos e atitudes que o mantêm preso.

Quando você se endireita em obediência e fé, Jesus pode fazer uma obra poderosa em você. Ele pode restaurar relacionamentos quebrados, remover fardos pesados e trazer uma alegria e paz profundas como nunca antes. Jesus veio para nos dar vida abundante. No entanto, nós devemos cooperar com seu trabalho em nossas vidas endireitando-nos, estendendo nossas mãos e recebendo sua graça transformadora.

Deus te ama e tem grandes coisas preparadas para você. Endireite-se e veja o que o Senhor fará! Há cura, liberdade e vitória à sua frente. Portanto, estenda a mão e reivindique seu destino hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *